terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Proposta cidadã: aliste-se!!

Publicação feita quarta-feira, janeiro 23, 2008 - no Blog do Jeso:


O exercício ativo da advocacia, ao longo de duas décadas, proporcionou-me assistir inúmeras delações a respeito de injustiças e abusos sofridos por pessoas, geralmente humildes, que apostavam na minha intervenção profissional para resolução de seus problemas.


Muitas vezes, confesso, senti-me impotente frente aos impasses que se apresentavam, promovendo, na medida do possível, os encaminhamentos que julgava necessários e adequados à resolução da causa, sem, contudo, fugir do embate.

O pior é que constatei, em número que a estatística não pode desprezar, pessoas envolvidas nessas questões que não acreditam, ou pelo menos duvidam da credibilidade de nossas instituições oficiais, preferindo recorrer a quem lhe transmita confiança, quando não preferem silenciar e entregar tudo a DEUS.

Assim, para fortalecer a prática cidadã, pensei em reunir, de forma eclética e democrática, um grupo de pessoas (probas) numa associação que pudesse servir de elo entre o povo sofrido e abandonado e as autoridades constituídas, proporcionando o acesso do hipossuficiente ao poder estatal, por intermédio de um processo célere, econômico e de efetivo resultado, não necessariamente judicial, formalístico.

Além de servir de ''porta-voz'' da sociedade, incursionaria ainda a organização civil na gestão pública, otimizando , criticando quando necessário, propondo ações coletivas na defesa de direitos supraindividuais, ativando o Ministério Público no cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais, exigindo postura dos legisladores etc.

Para tanto, embrionariamente sugiro, caso a ideia receba aprovação dos internautas, sob a provisória administração do titular do blog, a conclamação de denodados santarenos, de nascimento ou adoção, para a estruturação da entidade, que deverá congregar profissionais (médicos, advogados, engenheiros, formadores de opinião) com a necessária independência à obtenção do propósito colimado.

Na ausência de melhor indicação, alinho-me aos eventuais fundadores da novel associação, por acreditar que '' a união faz a força''.






Nenhum comentário:

Postar um comentário