quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atropelaram o português...


Na eleição passada, com o radinho à pilha sempre ao lado, acompanhei o desenrolar da votação e apuração e pude constatar a existência de profissionais do naipe, alguns já com calo na língua de tanto atrofiar o vernáculo. Chega a ser hilariante! 
 
O professor Clauriberto Levy, em sua coluna ‘’Levitando’’, publicada no Jornal de Santarém, chegou a registrar algumas pérolas desses conhecidos profissionais do rádio, consoante colação a seguir:

‘’O pessoal já votaram na secção’’; ‘’ O senhor já veio exercitar a sua democracia na eleição eleitoreira?’’; ‘’ Se embalando em uma mangueira defrondosa, debaixo de uma rede, o eleitor espera a apuração dos votos’’; “A polícia estão zelando pela ordem nas eleições”; “Vou entrevistar uma caba da PM’’; ‘’No seminário Pio Xis, tudo está bem’’; ’’ Estamos dentro da escola Século Dois Xis’’; “As urnas eleitoreiras deram defeito’’; “Os procedimentos já foram ocorridos’’; “190, 729 eleitores do colégio eleitoral de Santarém, todos os professores estão votando’’.

Quero deixar evidente que não pretendo, com este sintético comentário, ridicularizar nem desempregar ninguém, pois tenho plena convicção que todos erram, inclusive eu, mas tão somente incentivar profissionais que se enquadrem à hipótese a melhor conhecer o nosso idioma.

 A crítica construtiva, destaco, endereça-se também aos gestores das empresas de comunicação, que não utilizam de critérios justos para admissão de pessoal, nem incentivam o aprimoramento dos que já compõe o seu quadro funcional, desrespeitando o público em geral.
Só estou querendo ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário