domingo, 22 de julho de 2012

Brasil versus a contestada Venezuela de Chaves

Se o país é autossuficiente em petróleo,  por que sobe o preço do combustível?

Texto da lavra do Pe. Edilberto Sena.

O Brasil, como a Venezuela, é um país autossuficiente na produção de petróleo. Como explicar que na Venezuela o motorista enche um tanque de carro com 10 reais de gasolina e no Brasil, país vizinho, com  10 reais o motorista só recebe 3 litros e meio do combustível? A resposta é simples, mas revoltante: é que na Venezuela, o governo democrático de Hugo Chaves estatizou a empresa produtora de petróleo e garante prioridade servir a seu povo. Já no Brasil, o governo também dito democrático, continua mantendo a Petrobrás como empresa semi-privatizada e entregue totalmente ao mercado financeiro. 

Assim, 51% do lucro da empresa é estatal e 49% pertencem aos acionistas e estes exigem ganhar mais lucros. A Petrobrás não tem mais o controle do Estado brasileiro, é uma empresa privada e segue a lei do mercado. Assim não tem jeito de o governo baixar o preço dos combustíveis. Hoje sobe o preço do óleo diesel, amanhã sobe o preço da gasolina e ninguém pode contestar. É a lei do mercado quem diz. É o absurdo de uma sociedade que lutou ferozmente em 1950 na campanha pelo “petróleo é nosso” e agora o petróleo é deles, por conta das privatizações das empresas estatais. 

Assim também acontece com o etanol. O Brasil é pioneiro na invenção do combustível vegetal, da cana de açúcar, no entanto o preço do etanol é um absurdo de caro. Quem controla o preço do etanol são os usineiros de cana de açúcar. Se o governo brasileiro fosse como o de Hugo Chaves, que muitos consideram ditador, o etanol poderia também ser estatal e o preço desse combustível poderia ser mais barato, porque mais ecológico. Porém, o governo brasileiro é mais democrático que o da Venezuela e por isso deixa livre o mercado do etanol.

Este é o país que vai pra frente, enquanto seu povo paga o preço, um quarto da população depende do bolsa família. Com tal submissão ao mercado financeiro o Brasil, auto-suficiente na produção de combustíveis e na produção de soja, minérios e gado, também carrega a vergonha de ¼ de sua população viver na miséria. 50 milhões de brasileiros dependem da mixaria do bolsa família. Ontem o petróleo era nosso e hoje é dos acionistas da Petrobrás. Triste democracia que é humilhada pela Petrobrás da Venezuela que enche um tanque com 10 reais de gasolina!

Um comentário:

  1. E se sobe o preço da gasolina, sobe o preço do arroz, feijão, e quase tudo mais, pois eles depende do transporte terrestre para chegar até a colonia de Santarém, o pior é que quem paga o preço é até o seu Raimundo que nem carro tem, só anda de bicicleta, mas precisa comer todo dia.

    por Ayrton Santos

    ResponderExcluir