domingo, 12 de agosto de 2012

Manuscritos deixados por Maria da Glória Dias Campos

Padroeira de Aveiro – 23/10/89
Por: Maria da Glória Dias Campos

Mês de outubro...
Dos mestres e das crianças;
Do círio de Nazaré,
Do Rosário e da esperança!

Passei uns dias em Aveiro,
Cidade do meu Pará...
E fiquei decepcionada,
Com o que soube por lá!

Encontrei a Padroeira,
Senhora da Conceição;
Por sinal minha comadre,
Triste com a situação!

A começar pela Igreja,
Vazia e sem atração;
Alguém dela roubou tudo,
Tremenda judiação!

Aproximei-me da Virgem,
Custei a reconhecer;
Mesmo assim o seu olhar,
Fez minha fé renascer!

Achei-a tão desesperada...
Fora até do seu lugar;
Seu nicho, onde andaria?
Fiz força para não chorar!

Aqui eu faço um apelo,
A todo povo aveirense;
Coloquem a Santa Virgem,
No lugar que lhe pertence!

E procurem achar o sino,
O turíbulo e a patena,
E tudo mais que sumiu,
Pois francamente dá pena!

Pois calar é consentir,
É colaborar com o vilão;
Portanto, mãos a obra,
Vamos pegar o ladrão!




“Bodas de ouro” do Colégio Dom Amando (14/3/93)


Meio século, uma vida intensa de bons trabalhos prestados a Santarém, instruindo, educando e catequizando a nossa juventude.

Recordar o Colégio Dom Amando é lembrar o saudoso bispo de Santarém, Dom Amando Balhmann, abnegado alemão que se destacou nesta vasta Amazônia e muito deu de si nos Colégios Santa Clara, São Francisco e São José, da colônia do mesmo nome.

Dom Amando, homem de fibra e de fé, que saia por este mundo afora angariando donativos para as órfãs dos colégios acima mencionados.

Ainda recordo, com saudade, dos natais que passei interna no Orfanato Santa Clara, recebendo das mãos do bom e santo velhinho os presentes adquiridos na grande Alemanha, sua terra natal, especialmente para nos ver sorrir de alegria.

Que lá do céu onde ele se encontra, nos abençoe, para que possamos vencer a árdua caminhada desta vida. 

Parabéns Colégio Dom Amando, com o seu corpo docente e discente, e que seus alunos permaneçam a te honrar para que possas continuar sendo o preferido e com certeza o melhor!




Confissão de fé

Nesta vida tão atribulada...
Só a fé poderá nos salvar;
Fé em Deus, no seu poder e grandeza,
E no muito, que vive a nos dar!

Esta fé me ilumina, acredite;
E me ajuda a não vacilar;
E aqueles que nela confiam,
Terão forças para se libertar!

Ai de mim, se não fosse está fé...
Com certeza já nem existiria;
Esta fé  encoraja-me, cura,
E sem ela eu não venceria!

Obrigada meu Deus e Senhor...
Tu que és o Pai do Universo;
Só a Tí eu me curvo e me humilho,
E aqui bem feliz eu confesso!




O amor...

O amor é uma coisa bela,
Vem quando menos se espera;
Num encontro, um simples olhar,
Nosso coração desespera!

E ainda há quem condene,
Atacando sem piedade;
Este sentimento lindo,
Que surge em qualquer idade!

Para uns a felicidade...
Para outros, desespero;
O certo é que ele existe,
E nos fere sempre em cheio!

Quem nunca amou há de amar,
Quem já amou, sabe também;
Como sofre o coração,
Quando longe do seu bem!

O coração dá pinotes...
Que nos causa sofrimento;
Nos guia a fazer asneiras,
Depois vem o arrependimento!

Mas o verdadeiro amor não morre...
Cada vez se aperfeiçoa;
É semelhante ao amor de Deus,
Que nos compreende e perdoa!

Semelhante ao amor de mãe...
Perfeição, sinceridade;
Tudo dá, sem receber,
Pois seu coração é só bondade!

Um comentário: