segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os Mensaleiros do Poder

O STF, ao julgar os mensaleiros, trouxe à baila expediente nada republicano manejado pelo Poder Público nos últimos anos. A corrupção!

Embora a moléstia comportamental mostrada pela mídia apresente-se na esfera federal, dita prática estende-se a todos os níveis da federação. O modo de operar é que difere, ou alguém duvida disso?

O Executivo, mais forte politicamente dentre os poderes, para agir com liberdade e governar em proveito partidário, arrecada e desvia dinheiro público para formar fundo de campanha e controlar o legislativo, atrofiando o indispensável sistema de freios e contrapesos que deve reinar harmonicamente nas diversas atividades do poder.

Os fins justificam os meios e o dinheiro da corrupção que fomenta "caixa dois" passou a se chamar de "receita não contabilizada", como se tudo estivesse certo. Puro eufemismo. 

Sem um legislativo forte, independente e altamente representativo não se pode falar em Estado Democrático de Direito, fundamento da República!

Um comentário:

  1. Bom texto.Não podemos permitir que, a nossa democracia seja debilitada pela assusatadora corrupção, encontrada em todas as esferas, como bem assevera o mestre.

    ResponderExcluir