quinta-feira, 13 de junho de 2013

Uma ousada travessia...

Há dois anos, o Reitor José Seixas Lourenço, numa entrevista, deu a resposta que ainda poderia ser dada hoje:

            "O novo modelo acadêmico visa atender aos interesses maiores da sociedade e seu futuro, e não aos corporativismos internos ou às receitas ideológicas ultrapassadas. Isto exige muito mais criatividade dos professores, pois se trata de conceber o “novo”, mais que a transposição dos modelos de formação já vigentes, muitas vezes inadequados à realidade social regional. Deveríamos nos inspirar nos versos de Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo. E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.” Portanto, mudança é travessia e, no contexto da nossa nova universidade, exige, além da ousadia, um percuciente olhar rumo às novas gerações numa perspectiva amazônica".

            Esta resposta foi seguida de muita luta, de grandes avanços e enormes conquistas pela UFOPA. Uma ousada travessia...

            Sabemos que muitos preferem sonhar apenas com as oportunidades mil que esta Universidade possa oferecer nos campos pessoal e político.  Vêm os discursos e as pregações. Vêm as mentiras.

            E nós?
            A nossa voz?

            Se as melhores cabeças se abaixam, o caminho fica livre para a precarização das ideias, do pensamento e da instituição como academia. Uma academia que floresce em pleno coração pulsante da Amazônia.

            O pior é se os nossos alunos novos, chegantes, aprenderem que uma universidade se faz dessa mentiras que muitas vezes perpassam pelas salas de aula.

            É a hora da verdade continuar a reagir! Esta Universidade, triunfante, certamente assistirá o funeral de todos os seus críticos detentores deste pessimismo ingênuo ou maldoso. 

            "E se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos".

Fonte: Gabinete da Reitoria UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário