terça-feira, 23 de julho de 2013

Onda de frio no Sul do País

Neva em Curitiba e em outras 83 cidades do sul

Há 38 anos, a neve não caía na capital do Paraná, que registrou 1,9 grau; frio deve aumentar nos próximo dias

O Morro do Cambirela, em Palhoça, cidade vizinha à capital catarinense, amanheceu com o topo coberto de neve
O Morro do Cambirela, em Palhoça, cidade vizinha à capital catarinense, amanheceu com o topo coberto de neve - Alvarelio Kurossu/Agência RBS/Folhapress 

A onda de frio que chegou ao país fez as temperaturas despencarem. Nevou em pelo menos 84 cidades – todas na região sul. Em Curitiba, a neve voltou a cair nesta terça-feira, depois de 38 anos. Na capital paranaense, os termômetros registraram 1,9 grau. Além da capital, a neve também caiu em outras doze cidades do estado: Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, São Mateus do Sul, Toledo, Palmas, Paula Freitas, Irati, Araucária, Antonio Olinto e São João do Triunfo. Em Santa Catarina, nevou em 69 localidades.

Segundo o Climatempo, foram registradas as temperaturas mais baixas do ano nas cidades de São Paulo (SP, 9 graus), Campo Grande (MS, 5 graus), Rio Branco (AC , 13 graus), Vilhena (RO, 10 graus) e Cuiabá (MT, 9 graus). Na capital paulista, o frio deve piorar e a previsão para esta noite é de 6 graus. Em toda a região Sudeste e Centro-Oeste do país a temperatura deve cair cerca de 2 graus ao longo do dia.

Apesar dos recordes de frio, o dia mais gelado ainda está por vir. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), quarta-feira será o dia mais frio em Santa Catarina e na região sudeste. O centro prevê ainda que alguns recordes de temperatura mínima para o mês de julho devem ser igualados ou superados nesta quarta. Chamada de fenômeno da friagem, a massa de ar gelado deve permanecer sobre o Brasil até sexta-feira, chegando ao sul da Amazônia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no estado de Santa Catarina, na cidade de Água Doce, a temperatura chegou aos 4,2 graus negativos e, em São Joaquim, 3,8 graus negativos.

Rio Grande do Sul – O frio aumentou, mas a neve diminuiu no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Segundo boletim do 8º Distrito de Meteorologia, o fenômeno ocorreu em apenas dois municípios da metade sul do estado: Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul, e teve intensidade fraca. Como nas demais regiões, o céu estava limpo, ocorreram geadas, qualificadas como fortes em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, no nordeste, moderada em Santana do Livramento, no sul, e fraca em Santa Maria, no centro.

A temperatura mínima da madrugada foi de 4,2 graus negativos em Cambará do Sul, no nordeste. Na segunda-feira, com condições de umidade diferentes, a mínima chegou a dois graus negativos, também em Cambará do Sul, e a neve atingiu doze municípios.

A previsão para os próximos dias indica que a neve não se repetirá. Mas o frio persiste e haverá geadas até sexta-feira. A temperatura pode chegar a seis graus negativos no Rio Grande do Sul na madrugada de quarta-feira.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: Veja on line.

Um comentário:

  1. Pelo inmet a menor minima foi em 25/7/2013 com 3,1 graus célsius,porém a estação inmet fica no oeste da cidade região menos fria,já na parte leste onde fica a estação particular da universidade,regi leste uma das mais fria fez 1,7 graus célsius com geada.

    ResponderExcluir