quinta-feira, 5 de setembro de 2013

"Conheça Santarém"


O que fazer em Santarém

Comece pelo rio Tapajós. Na orla de Santarém você verá centenas de embarcações, de muitos tipos e tamanhos, movimentando um comércio que você vai conhecer mais de perto no mercado.

Peixes exóticos, frutas e vegetais mais exóticos ainda lhe darão uma amostra da biodiversidade amazônica.

Vá até à praça do Mirante, onde se localizava a antiga fortaleza do Tapajós, construção portuguesa que controlava o rio, erigida em 1697. Depois, visite o Solar do Barão de Santarém e, a seguir, o Solar São Nicolau e saiba como vivia a nobreza rural brasileira na época do Império.

Para o almoço, escolha peixe: pirarucu, fresco ou salgado; bolinhos de piracuí, farinha de peixe; tambaquis ou tucunarés. A culinária santarena substitui o leite de coco pelo leite da castanha do Pará: o resultado é surpreendente. Na sobremesa, delicados doces de raízes portuguesas, ou salada feita com mais de uma dezena de frutas.

À tarde, siga para o Centro Cultural João Fona, localizado num prédio novecentista, onde está o Museu de Santarém. Ali está uma grande coleção arqueológica: cerâmicas e objetos que um dia pertenceram aos primitivos habitantes da região, e cujas características de beleza e sofisticação são únicas.

A seguir, o artesanato o espera no Museu Dica Frazão: aqui, os produtos da floresta são transformados. Roupas de fibras vegetais, cuias pintadas, lixas de unhas feitas de escamas de peixe, cestaria, leques, cerâmica, bijuterias de sementes – uma riqueza oriunda da flora e fauna amazônicas.

Termine o dia por onde começou: o anoitecer à beira do rio é muito bonito, e, na orla de Santarém, há sempre diversão e arte.

No dia seguinte, opte por uma visita à Fazenda Taperinha, ou à Floresta Nacional do Tapajós, ambas distantes cerca de 30 quilômetros de Santarém, por via rodoviária. Na Taperinha, encontrará os vestígios de um antigo engenho movido a vapor, e sambaquis dos povos muito, muito antigos. Na Floresta do Tapajós, a experiência de sentir-se, de fato, em plena selva amazônica, nas trilhas guiadas.

E, no terceiro dia, vá para Alter do Chão. Uma linda praia alvíssima o espera, para banhar-se nas águas verde-azuladas do Tapajós. No final da tarde, entre numa canoa e vá ver os cardumes de botos cor de rosa brincarem no rio, enquanto ouve quantidade de lendas que cercam esses animais.

Quer prosseguir na região e mergulhar mais profundamente na natureza? Apanhe um barco e vá ver de perto Óbidos, Monte Alegre ou Alenquer, acessíveis a partir de Santarém.

Curtir (desfazer) ·  · Seguir publicação · há 4 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário