domingo, 23 de março de 2014

Arquivos forenses

Da lavra do signatário de Blog.

Os arquivos forenses são fontes inesgotáveis de informações e dados históricos pouco explorados pelo pesquisador. Documentos inestimáveis devem apodrecer nos porões do judiciário pela inexorável ação do tempo, sem o devido cuidado, por este Brasil afora.


Nos arquivos judiciais – como o da Comarca de Santarém – devem existir inúmeros conflitos (dramas sociais) com referências históricas relevantes mofando em estantes bolorentas de depósitos inadequados clamando pela intervenção de abnegados para a sua preservação.


Muita coisa certamente já se perdeu, foi extraviada, consumida pelas traças ou deteriorada pelo curso do tempo, em razão da inação do poder público, com prejuízos incalculáveis à história da nação.

Assim, na ausência dos operadores do direito, bem que a academia santarena poderia voltar sua atenção para esse importantíssimo acervo que documenta com fidelidade a vida social desta cidade.

Ainda bem que a Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), objetivando conservar importante acervo cultural, frente a inação do Estado, firmou recente convênio com o  TJ (Tribunal de Justiça) do Pará e passou a assumir a guarda e responsabilidade dessa importante documentação que estava se perdendo. 

O texto supra, com exceção do último parágrafo, foi publicado nos Blogs do http://www.jesocarneiro.com.br/page/3 e http:// e joseronaldodiascampos.blogspot.com.br/, há aproximadamente dois anos, reproduzido nesta oportunidade em razão da matéria divulgada pelo blog do Jeso nesta semana, que colaciono a seguir:

"Oficializado hoje (19) um convênio entre o TJ (Tribunal de Justiça) do Pará e a Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) de relevante valor histórico.

Até o distante ano de 2063, o rico acervo jurídico da comarca de Santarém estará sob a guarda da Ufopa.
Uma das joias do acervo são os documentos relacionados à Cabanagem na região, cujo conteúdo tem despertado interesse de estudiosos de todo o país focados no tema.
Essa iniciativa foi costurada ainda na gestão do ex-reitor Seixas Lourenço (foto), hoje nº 1 da pasta estadual de Educação (Seduc) no Pará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário