terça-feira, 29 de abril de 2014

Piscina é o segredo da acústica de teatro no PA



Theatro da Paz é um dos mais famosos do Brasil
Foto: Roberto Meira / vc repórter
O Theatro da Paz, localizado na cidade de Belém, no Pará, é um dos mais famosos do Brasil. Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, durante o Ciclo da Borracha brasileiro, a casa de espetáculo possui uma acústica lendária e invejável. De acordo com a direção do local, essa característica se deve a dois fatores: não possuir galerias em seu terreno e pela existência de uma piscina de 40 mil litros de água em seu fosso.

A importância do Theatro da Paz para o Brasil e, principalmente, para o Estado do Pará se compara ao valor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do Teatro Municipal de São Paulo e também do Teatro Amazonas para seus Estados e para o País.

"A casa de espetáculos de Belém era porto de entrada do Norte, recebia as companhias líricas diretamente da Europa, no período áureo da Borracha e continua representando, até hoje, o seu papel de maior palco do Norte do País. É considerada uma das maiores e melhores casas de espetáculo do Brasil e possui credenciais suficientes para ser um dos maiores orgulhos dos paraenses", explicou Ana Claudia Moraes, diretora do Theatro da Paz.

Entre os grandes nomes que já pisaram no palco da casa de espetáculos de Belém estão o maestro Carlos Gomes e as bailarinas Anna Pavlova e Tamara Toumanova. Já na música erudita, nomes como o da cantora brasileira Bidu Sayão e do tenor italiano Tito Schipa merecem destaque. Além disso, grandes pianistas mostraram sua arte em Belém, como Guiomar Novaes, Arnaldo Estrela, Nelson Freire, entre outros.

"A vida cultural em Belém, desde a época da inauguração do teatro, é intensa. Mas destacam-se os espetáculos de expressão do gênero lírico, como as óperas, recitais e grandes concertos sinfônicos, condizentes com a sua característica natural, para a qual foi criado", justificou a diretora.

Gerido pela Secretaria de Estado e de Cultura, o Theatro da Paz é uma casa de múltiplo uso, podendo receber até 900 convidados. Sua arquitetura tem influência clássica italiana, mas recebeu retoques franceses em 1905, quando foi reformada. Em seu interior é possível observar pinturas de artistas famosos como Domenico de Angelis (no teto do salão de espetáculo) e Armando Balloni (no teto do Salão Nobre), além das estatuetas, lustres, espelhos e outras peças lendárias que compõem o acervo.

* O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário