domingo, 22 de fevereiro de 2015

A composição do conflito é o que importa para o processo



Magistrado que se recusa a enfrentar o mérito da causa sob o pretexto de que o processo está contaminado por eventual irregularidade ou vício processual, de simples correção, não serve para compor o Poder Judiciário Nacional. Está privilegiando a forma em detrimento do conteúdo, olvidando a justa composição da lide ou conflito, objetivo maior do processo e da jurisdição.

A decantada jurisprudência defensiva não passa de uma aberração jurídica, uma desculpa esfarrapada dos tribunais para negar direitos aos cidadãos. 

Espero que o Novo CPC sepulte na prática, como anuncia, essa frustrante atrofia.   

*José Ronaldo Dias Campos
  • Comentários:
  • Giselle Alho E o que dizer de um processe pronto, só faltando a sentença, ser extinto sem julgamento do seu mérito, pela falta de recolhimento das custas finais, mestre?
  • Maíra Santarém Aqui em SP virou moda mandar arquivar os processos por não recolhimento das custas. E detalhe se VC agravar não dá em nada....ai VC agrava internamente piora a situação.
  • José Ronaldo Dias Campos Entendo que o recolhimento das custas processuais é ato material da parte, de maneira que, se a intimação para tal fim for pelo DJE, por intermédio de advogado, sem pagamento tempestivo, deve o juiz se socorrer do art. 267, parágrafo único, do CPC, e mandar intimar pessoalmente a parte para realizar o ato, sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito.
  • Giselle Alho Concordo. Pra extinguir sem resolução só com intimação pessoal.
  • Paulo Roberto Corrêa Monteiro O Supremo tem decidido assim, nessa linha de pensamento, sobre essa famigerada jurisprudência defensiva que vem tomando conta de alguns juízes e tribunais que ainda não perceberam que a eles cabe dizer do direito, enfrentando o mérito da causa e não afastar a sua competência para se livrarem da decisão de mérito.
  • Marcos Nadalon Na vdd os magistrados brasileiros, na sua maioria... Se utilizam dessa jurisprudência defensiva para evitar o trabalho, arquivando e lançando para o tribunal como produtividade, um trabalho a menos... Porém esquecem que estes processos tratam muitas vezes de assuntos muito importantes para as partes, e acabam morrendo tbm nos fundos dos arquivos
  • Marjean Monte Jurisprudência defensiva é a válvula de escape do judiciário para o grande volume de processos e recursos não julgados em prejuízo das partes que esperam anos, às vezes décadas, por uma solução para seu litígio,inflando artificialmente as estatísticas do judiciário.
  • Heliana Feitosa Esperanças com novo CPC..

Nenhum comentário:

Postar um comentário