domingo, 22 de fevereiro de 2015

Alter do Chão não se resume em praias de fins de semana

Tragédia Anunciada?!?!

Ultimamente venho acompanhando nas redes sociais e na imprensa local e nacional a repercussão da contaminação da praia de Alter do Chão. 

Como se não bastasse a exposição negativa da nossa querida vila, agora se preocupam em encontrar os responsáveis por tal exposição. É a TV Tapajós, as Lideranças da Comunidade, a Jornalista Ronilma Santos, a oposição do governo atual, o MP estadual, enfim, muitos são os suspeitos.

E todos, ou melhor, a grande maioria se esquece que a contaminação da praia de Alter do Chão é uma "tragédia" há muito tempo anunciada. Portanto, novidade nenhuma persiste na decantada divulgação, principalmente para a comunidade, apontada como a principal responsável pelas sequelas detectadas na vila

Vamos fazer uma breve recapitulação. Lembro que na época em que o projeto da orla de Alter foi apresentado à Comunidade, a grande preocupação era justamente o despejo das galerias diretamente no Lago Verde. Tanto que a comunidade organizou uma audiência pública com autoridades e a própria imprensa para discutir o projeto.

Das reivindicações apresentadas pelos comunitários poucas foram atendidas. E sobre as galerias a justificativa dada pela empresa responsável pela obra era que as galerias serviriam apenas para escoamento das águas pluviais. Muitas organizações locais e comunitários foram contra o projeto, mas, como sempre, foram taxados como ambientalistas chatos que são contra o desenvolvimento de Alter, que merecia uma orla decente para seus turistas. Tais registros podem ser consultados nos arquivos da associação comunitária, da prefeitura, do MP e da imprensa local que veiculou a audiência pública.

Lembro, também, que a comunidade nesse mesmo período passou três dias discutindo o Plano Diretor de Alter, que ao final foi integralmente arquivado pela Prefeitura Municipal. E assim foi construída a orla de Alter sem nenhum saneamento básico. Obra para "inglês ver". 

Anos depois, eis o resultado: Alter contaminada e muito em breve será interditada. Isso é uma realidade, infelizmente triste realidade.

Agora em vez de buscar os responsáveis em macular a imagem do Caribe Brasileiro, é preciso reconhecer o problema desde sua origem, chamar responsabilidade para si e buscar soluções para reverter esse problema.

Afinal, para nós comunitários, Alter do Chão não é uma praia de fim de semana, é muito mais, é nossa casa, nossa história, nosso ganha pão é nossa essência. 

É preciso mostrar para nossas autoridades que Alter do Chão não funciona apenas nos fins de semana e nos grandes eventos. Aqui reside o povo Borari, com mais de 300 anos de história (como a imprensa adora veicular), e que sobretudo precisa ser ouvido e respeitado. ‪#‎SalveAlter‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário