quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O quinto dos...

Senhores Advogados,

Manifesto minha profunda indignação com o infeliz pra não dizer patético comentário gravado em áudio pelo atual presidente da Seccional da OAB do Pará sobre a exclusão de três candidatos ao desembargo pelo quinto constitucional. 

Na baldada tentativa de descaracterizar o critério político da escolha do representante da OAB ao desembargo, esse causídico veio a público de forma cruel e violenta, macular a imagem de três dos seis colegas candidatos que foram eliminados na “sabatina” da OAB para a escolha da lista sêxtupla que foi enviada ao TJE. 

O grosseiro discurso insinua incompetência e despreparo dos colegas, os achincalhando diante da advocacia paraense e especialmente de seus familiares. Abominável essa atitude do presidente da instituição de expor ao ridículo a imagem de colegas, afirmando que “os ‘caras’ se excluíram” – hipocorístico incomum ao meio jurídico, cujo tratamento ele não gostaria de receber. “Onde está o cara? Que cara? – o presidente da OAB do Pará”. Imaginem colegas advogados se ele não se sentiria insultado!

Na ridícula fala em que mutila a imagem dos colegas que não responderam a seu satisfaço as indagações impostas para critério da escolha, tenta disfarçar o ranço político do malfadado rol. Inegável que a escolha somente seria despida da política se atendesse a ordem de escolha direta feita pelos advogados paraenses. Na opção direta, os três escorraçados pelo presidente, figuraram entre os seis da lista definitiva que foi enviada ao Tribunal, porém foram excluídos. 

É evidente que a escolha do candidato no modelo atual é mascarada pela política no sentido stricto senso da palavra, pois perde sua essência democrática à medida que a vontade da maioria é invertida pela cobiça de uma minúscula minoria, representada por um “cara” que chacoteia publicamente os colegas de profissão! 

Nos moldes atuais, o quinto constitucional paraense, fica com cara de “quinto dos infernos”.

Nota do Blog: este texto eu recebi diretamente no bate-papo do meu Facebook com a seguinte msn do colega Claudionor .

"Caro colega,
Sou advogado do sudeste do Pará, militante da Comarca de Jacundá e cidades circunvizinhas. Não consegui manter-me calado diante das aberrações proferidas pelo presidente da OAB/PA em relação aos três colegas escolhidos por ele para os achincalhar e publiquei no Facebook o texto abaixo. Resolvi compartilhá-lo com o senhor. Saiba que tem minha admiração e meu respeito pelo seu brilhante histórico."


Claudionor Gomes da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário